sábado, 18 de abril de 2009

PERFIL - MARK WEBBER



Único piloto Australiano da atual F1, o típico "Leão de Treino" do Século XXI, Mark Webber nasceu em 1976 em Queanbyan, Austrália.

Após sucesso correndo na Formula Ford Australiana, Webber se mudou para Inglaterra em 1995, onde correu na Formula Ford e Formula 3 Inglesa, sendo quarto colocado em 1997. Sem conseguir grandes resultados em monopostos, virou pelo de GT onde disputou duas temporadas 1998-99. Em 2000 retornou aos monopostos ao disputar a F3000, por duas temporadas Webber andou bem na categoria de acesso a F1, foi terceiro e vice nas temporadas de 2000 e 2001 respectivamente. Em 2002 Paul Stoddart estava procurando um piloto australiano para Minardi e contratou Webber, em sua estréia com a maior carroça da F1 chegou em quinto no GP da Austrália.Com uma bela temporada de estréia Webber passou a ser cobiçado por várias equipes, e acabou fechando um belo contrato com a Jaguar. Em sua primeira temporada com a Jaguar Webber andou bem, chegando a largar na primeira fila, e somou 17 pontos. Em sua segunda temporada na Jaguar, apenas 7 pontos somados, mas conseguiu um contrato de dois anos com a Williams.





Em seu primeiro ano no time de Groove, a Williams tinha potentes motores BMW e Webber voltou a andar bem, somando 36 pontos e seu primeiro pódium em Monaco. 2007 sem os motores BMW, a Williams corria com os caducos Cosworth e Webber somou apenas 7 pontos.



Em 2007 se transferiu para a RBR, onde viveu temporada de altos e baixos, somando 10 pontos e conseguindo um pódium em Nurburgrind. 2008 Webber começaria bem o ano, somando pontos em várias corridas, mas o carro da Red Bull foi ficando para trás e Webber não rendeu o esperado.


Em 2009 as coisas prometem mais, com um belo carro Webber tenta correr atrás de Vettel para quem sabe conseguir sua primeira vitória.


Um comentário: