domingo, 19 de abril de 2009

GP DA CHINA - XANGAI - CORRIDA




Bom... para começar a falar dessa corrida, falarei que acordei assustado, vi chuva na pista e pensei, Ah Não de novo metade dos pontos rsrsrs, eu gosto de corridas com chuva, aliás por anos elas foram a nossa única forma de deixar uma corrida competitiva, o GP da China foi o menos interessante dos três dessa ano, mas mesmo assim esta kilômetros de distância da F1 rotineira dos últimos anos. Saída com Safety Car é sempre chata, muito espaço entre os carros e poucas brigas nas primeiras voltas, destaque inicial para Vettel que disparou na frente, Alonso entrou nos boxes para colocar combustivel prejudicando toda a sua corrida. A primeira metada do grande prêmio se viu Vettel, Webber,Button escapando na frente, Rubinho cometeu um erro e deixou Button ultrapassá-lo. Nesse momento Massa vinha fazendo uma bela corrida de recuperação, tal qual Hamilton também, ambos vinham com chances seríssimas de pódium.Trulli acidenta-se com Kubica que destrói sua traseira, Safety Car de volta a pista, e Massa que já vinha em terceiro tem problemas elétricos e abandona. Após os carros alinharem em fila indiana de novo, e a corrida continuar Vettel e Webber imprimiram ritmo alucinante e dispararam, as Brawns tiveram que se contentar com terceiro e quarto lugares, após os 4 lideres se via um pelotão intermediário combativo, com Kovalainen, Hamilton, Glock, Buemi, Alonso, Heidfeld, Sutil, todos brigando para chegar nos pontos. Hamilton cometeu alguns erros e perdeu a chance de brigar pelo pódium, Buemi também errou prejudicando sua bela corrida e Sutil que vinha em sexto entre de cara no muro e perde a chance de somar os primeiros pontos para Force India. Vettel cruza a linha de chegada com 10 segundo de vantagem para Webber e esse com 34 s de vantagem para Button, para se ter uma idéia do domínio da Red Bull, entre Vettel e Hamilton tivemos uma diferença de 1 minuto.




Confira o resultado final da prova:


1. Sebastian Vettel - Red Bull, em 1h57:43.485

2. Mark Webber - Red Bull

3. Jenson Button - BrawnGP
4. Rubens Barrichello - BrawnGP

5. Heikki Kövalainen - McLaren
6. Lewis Hamilton - McLaren

7. Timo Glock - Toyota

8. Sébastien Buemi - Toro Rosso

9. Fernando Alonso - Renault

10. Nick Heidfeld - BMW

11. Sébastien Bourdais - Toro Rosso

12. Kimi Räikkönen - Ferrari

13. Robert Kubica - BMW

14. Giancarlo Fisichella - Force India

15. Nico Rosberg - Williams

16. Nelsinho Piquet - Renault

Abandonaram:

Adrian Sutil - Force India

Kazuki Nakajima - Williams

Felipe Massa - Ferrari

Jarno Trulli - Toyota


Seguem minhas notas sobre pilotos.


A dupla de Red Bull esteve irretocável, "Nota 10" para Vettel, corrida impecável, dominante, técnica, o alemãozinho voador mesclou arrojo, técnica e paciência para vencer de forma espetacular, Webber andou bem merece "Nota 9", fez uma de suas melhores corridas na carreira, foi veloz e claro tinha um foguetaço nas mãos. Button merece "Nota 7" fez uma corrida discreta, andou bem, mas a Brawn de Xangai não foi a Brawn da Austrália e da Malásia, não imprimiram um ritmo forte e alternaram boas e más voltas, Barrichello fica com a mesma "Nota 7" foi muito inconstante, chegava a andar 3 s mais lento em uma volta e recuparar mais 3, 4 em outra, e ficou com a melhor volta da prova. Kovalainen foi discretíssimo como sempre, "Nota 7" também, manteve sua tocada discreta e não errou com isso terminou em quinto.Hamilton fica com "7" também, foi ousado, arrojado porém cometeu 4 erros que prejudicaram sua corrida, mas dentre os que estavam na pista foi o mais arrojado. Timo Glock fica com "7,5" veio lá de trás e andou bem, terminando em sétimo é grande lucro, Buemi terminou em oitavo, mostrou tocada forte e andou muito bem, esse novato promete, se não fossem alguns errinhos teria ficado em posição melhor na corrida, "Nota 8".Fernando Alonso teve uma corrida atípica, largando em segundo foi obrigado a parar para reabastecer enquanto os outros largavam ele ficava lá no fim do grid, sem condições de brigar por pontos, veio lá de trás e foi combativo porém terminou em nono, "Nota 7" pelas ultrapassagens. Nick Heidfeld, "Nota 5", ele correu ?.Sebastien Bourdais, nota 3, muitos erros, rodou não conseguiu ultrapassar ninguém, uma pena novamente, foi "engolido" por Buemi de novo.Kimi Raikkonen, "Nota 4", foi ultrapassado umas 7,8 vezes na corrida, péssimo carro, sem aderência, para se esquecer esse fim de semana da Ferrari. Robert Kubica, "Nota 2", péssimo fim de semana também, só apareceu na câmera porque destruiu a traseira de Trulli. Fisichella, "Nota 2", ele correu?.Rosberg, também foi mau, parou no começo inexplicavelmente, e depois não teve mais chances, chegou a tentar correr de pneus intermediários mas se deu mau, "Nota 3".Nelsinho Piquet, "Nota 2", sempre andando devagar, e cometendo dois erros, engraçado foi ver ele destruir a placa de isopor da Shell heheheh, meu sonho e o do Galvão era ver alguém destruir aquilo.

Dos que abandonaram, Sutil, "Nota 7,5" vinha muito bem, veloz e discreto, porém errou a seis voltas do fim, uma pena seriam os primeiros pontos da simpática Force India.Kazuki Nakajima, "Nota 2", só vimos que ele correu com suas típicas saídas de pista hehehe. Massa, que pena, vinha muito bem, ganhando posições e com o carro bem mais ajustado que o de Raikkonen, "Nota 7,5", só não merece nota maior, porque não sabemos como seria a outra metade de sua corrida e se a Ferrari iria continuar a render ou ter os mesmos problemas de Kimi. E por último Trulli, "Nota 2", foi muito mau, ficou para trás, sem aderência foi ficando até ser acertado violentamente por Kubica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário