sábado, 18 de abril de 2009

PERFIL - SEBASTIEN BOURDAIS



Único francês da atual F1, Bourdais tenta carregar o legado dos franceses na F1 (e estive conversando com um grupo de franceses no Chile, e depois que Prost abandou a F1 o desenterece francês pela categoria é gritante, eles me diziam que Bourdais não de nada, e que estava longe de representar as cores francesas de verdade na F1 hehehe).

Sebastien Bourdais nasceu em Le Mans em 1979, na capital francesa do automobilismo, Bourdais cresceu nesse meio e foi importante kartista na França, disputou Formula Renault Francesa e a extinta F3 Francesa onde foi campeão, disputou uma série de 24 Horas de Le Mans também.
Chegou a F3000 Internacional em 2000, onde era patrocinado pela tabaqueira Gaulouises, foram 3 anos na categoria, e se sagrou campeão em 2002. Apesar de realizar alguns testes com a Prost e Renault Bourdais não conseguiu vaga na F1 para 2003, e se viu obrigado a mudar pros EUA na Champ Car. Correu 5 anos nos EUA, pela tradicional Newman Haas, foram 4 títulos (2004,05,06,07). Enquanto Bourdais corria na Champ Car meu sonho era vê-lo guiando um F1, para mim era um dos poucos do automobilismo americano com chances de ser competitivo na F1, os outros que eu sonhava ver na F1 eram Hélio Castroneves (já era), Tony Kanaan (sem chances também) e o Scott Dixon (acho dificiu).


Bourdais ganhou alguns testes com a Toro Rosso a convite de Berger em 2007, agradou e foi contratado para 2008.
Começou o ano bem, com uma sétima colocação, porém o resto do ano foi terrivel, apesar de algumas boas provas teve muito, muito azar, e fez corridas sofriveis. Talvez por ter um companheiro tão badalado, Bourdais tenha se perdido e foi engolido literalmente por Vetttel.


Para 2009 foi mantido com reticências, porém já vem tomando um sofoco do outro novato, Buemi, uma pena, gosto do estilo do Bourdais de pilotas, mas não o vejo mais em condições de conseguir bons resultados na F1. Pena mesmo !!!!!!!!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário