sábado, 18 de abril de 2009

PERFIL - JARNO TRULLI






Continuando a série Perfil (pretendo postar todos os perfis dos 20 pilotos da temporada 2009 até a semana que vem), sigo com o Italiano Jarno Trulli.




Nascido em Pescara em 1974, esse italiano viveu desde criança o automobilismo. Campeão italiano e europeu de kart chegou as fórmulas no começo dos anos 90, correu na Formula 3 Italiana e F3 Inglesa sem sucesso nas temporadas 1993,1994, mas se transferiu para Formula 3 Alemã em 1995 e disputou duas temporadas sendo campeão em 1996.

Em 1997 arruma um lugar na Minardi e disputa 7 corridas e se transfere para Prost para o lugar do acidentado Olivier Panis, em outras 7 corridas pela Prost, Trulli soma 3 pontos oriundos de um quarto lugar no GP da Alemanha.Em 1998-99 disputa duas temporadas pela Prost, conseguindo um belo pódium na temporada de 99 no conturbado GP da Europa em Nurburgrind, Trulli era visto cada vez mais como um piloto rápido, principalmente em treinos e muito sólido, mas que faltava um espaço numa equipe maior.

Em 2000 o italiano se transfere para a Jordan, onde corre dois anos sem grandes resultados, não sobre sequer uma vez ao pódium e soma 6 e 12 pontos respectivamente em 2000-01.

Em 2002 é convidado pela Renault para ocupar o lugar de Fisichella, tem uma temporada mediana onde soma 9 pontos e consegue boas posições de largada, em 2003 as coisas melhoram com um carro rápido, Trulli soma 33 pontos e vai uma vez ao pódium (Alemanha). 2004 foi o melhor ano de Jarno, 46 pontos, 2 pódiums e uma sensacional vitória de ponta a ponta em Monaco, demonstrando que seu estilo "casca grossa" de pilotar faria efeito no traçado truncado do principado. Trulli se envolveu em uma briga com Briatore enquanto negociava com a Toyota e foi afastado da Renault, disputando as ultimas duas provas de 2004 já pela equipe japonesa.


2005 Trulli viveria outro bom ano, 43 pontos somados, 1 pole e 3 pódiuns, performaces sólidas e boas posições de largada marcaria o ano do italiano, que viveria em 2006 uma temporada complicada, a Toyota voltaria ao seu normal e os pontos voltaram a rarear, sendo apenas 15 em todo o ano.2007 novamente seria um ano complicado, a Toyota fez um carro muito cheio de altos e baixos e Trulli lutou o ano todo para não perder posições nas corridas e fechou o ano com miseros 8 pontos.

Mantido para 2008 ele fez uma temporada um pouco melhor, 31 pontos, 1 pódium e novamente sólidas classificações (como é de usual em sua carreira), Trulli fecha um ano de boas corridas e se mantém na escuderia nipônica em 2009, onde iniciou bem o ano terminando 2 gps na zona de pontuação, incluindo um pódium na Austrália.




Para falar a verdade não gosto do estilo do Trulli, acho ele outro 'Leão de Treino", anda bem no sábado, mas luta no domingo para não ficar para trás, é um piloto leal e muito muito dificiu de ser ultrapassado é talvez junto com Fisichella e Ralf os pilotos mais chatos para serem ultrapassados dessa última década, mas achar que um dia o italiano vai brigar por títulos já é muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário