sábado, 18 de abril de 2009

PERFIL - JENSON BUTTON






O Britânico Jenson Button, nascido em Frome, Inglaterra em 1980. Foi um kartista famoso na Inglaterra, ganhou diversos campeonatos nos anos 90, e chegou a Formula Ford onde foi campeão logo na sua temporada de estréia em 1998 e ganhou um teste com a Mclaren. Em 1999 Button correu na F3 Inglesa terminando em terceiro o campeonato.



Em 2000, Button testou pela Mclaren, Prost e Williams. Na equipe de Frank Williams realizou um teste contra o brasileiro Bruno Junqueira, apoiado pela Petrobrás. Button foi melhor nos testes e ganhou a vaga.Na Williams em 2000, Button teve uma tipica temporada de novato, foi veloz porem inconstante e cometeu muitos erros, mas somou 12 pontos e já era tido como uma promessa sólida. Em 2001 Montoya veio para o seu lugar e foi obrigado a mudar de ares, se transferindo pra pré-falimentar Benetton, disputou a temporada de 2001 onde somou apenas dois pontos.Em 2002 a Renault assumiu de vez a Benetton e Button foi mantido, fez uma temporada melhor somando 14 pontos, mas mesmo assim não renovou seu contrato com a equipe já que foi preterido por Fernando Alonso. Em 2003 correu pela BAR, somou 17 pontos e deu um baile no badalado Jacques Villeneuve, mas ainda assim faltavam resultados de expressão para Button, que viriam somente em 2004, quando a Honda deu um forte motor a BAR e com a direção de DaviD Richards a equipe foi muito bem, Button subiu ao pódium 1o vezes, fez 1 pole, e apesar de não vencer nenhuma corrida terminou o ano em terceiro na classificação.


Em 2005, a BAR prometia dessa vez brigar pelo título, porém o carro era inconsistente e cheio de problemas estruturais e de projeto, Button somou 37 pontos, fez 1 pole e subiu 3 vezes ao pódium, e ainda se envolveu numa batalha judicial com a Williams, já que Button tinha assinado um pré-contrato com a equipe de Groove porém desistiu e teve que pagar uma pesada multa a equipe de Frank Williams.

Em 2006 agora a BAR atendia por Honda, e Button fez uma sólida temporada, 56 pontos, 1 pole e 1 vitória no caótico GP da Hungria onde Button deu uma aula de estratégia e arrojo ao vencer e convencer todos. Para 2007 ganhou uma milionária renovação com a Honda, porém com uma carroça em mãos passou dois anos de sufocos onde somou apenas 9 pontos em 35 corridas.


2009 trouxe Button de volta, mostrando confiança e experiência na Brawn GP ele vem sobrando, correu com arrojo, técnica e domínio do equipamente espetacular que tem em mãos, 2009 pode e deverá ser o ano de afirmãção de uma eterna promessa britânica.

3 comentários:

  1. Grande post João!!
    Se não for agora, Button não conseguirá nunca mais levar um campeonato. Essa é a grande chance do inlgês da Brawn GP.

    Abraço!

    Leandro Montianele

    ResponderExcluir
  2. Ele é ótimo corredor e ainda por cima é um gato .
    PISOU NO RUBINHO
    bjus

    ResponderExcluir