sexta-feira, 17 de abril de 2009

PERFIL - FELIPE MASSA


Felipe Massa começou como um promessa tipicamente brasileira dos anos 90, na mesma carona de Rubinho, Christian Fittipaldi, Zonta, Burti, Rosset, Diniz, os candidatos a "Novos Sennas". Massa chegava a F1 em 2002 como um jovem de 20 anos com pouca experência, no começo o viam como um promessa mas após inumeros fracassos era melhor ter um pouco de cautela ao super-estimar aquele baixinho de 1,65 hehhe usando capacete verde e azul e andando numa Sauber.


Massa teve carreira meteórica, em 98-99 disputou a Formula Chevrolet Brasileira, foi campeão em 99. Em 2000 foi pra Europa (com patrocinios do Hospital São Luis e do Colégio Campos Salles) e disputou a Formula Renault Italiana e foi campeão, em 2001 foi campeão da Euro 3000, e ganhou alguns teste com a Sauber no fim de 2001. Passaporte para titularidade na escuderia suíça em 2002.

O começo de Massa foi bom, um ponto no seu segundo GP, e um ano em que mostrou ser veloz, mas ainda imaturo para um piloto competitivo. Em 2003 passou um ano testando na Ferrari, por indicação de seu empresário Nicolas Todt, filho do então chefão Jean Todt, e com aval de Peter Sauber. Após um bom ano de testes, Massa quase foi efetivado na Ferrari pra 2004, porém Rubinho foi mantido após bela ajuda a Schumacher, e Massa foi "emprestado " a Sauber por mais dois anos. Andou bem em 2004-05, em 2004 somou 12 pontos, metade do que seu companheiro Giancarlo Fisichella muito mais experiente e em 2005 andou mais rápido que o campeão do mundo Jacques Villeneuve. Sem muitas opções pra 2006 a Ferrari efetivou Massa ao lado de Schumacher. Muitos tinham pesadas dúvida em cima de Massa, aquele jovem veloz, impetuoso porém cheios de altos e baixos foi bem na Ferrari em seu primeiro ano, 2 vitórias, 3 poles e belas corridas. Achei espetacular sua vitória no Brasil 2006, não sou nenhum fã inverterado de Massa, mas vejo nele muita velocidade, arrisco dizer que é o mais arrojado dos atuais pilotos junto com Hamilton, porém acho ele pouco técnico e muito inconstante, mas ele é veloz e um digno piloto Ferrari a lá Gilles Villeneuve e Nigel Mansell heheheh.




Em 2007 Massa teve um companheiro muito badalado, Kimi veio pra Ferrari com um salário 5 vezes maior e com perceptiveis vantagens. O ano de 2007 foi complicado pra Massa, andou bem, mas infelizmente não brigou pelo titulo, cometeu erros e foi prejudicado pela Ferrari nos momentos decisivos e entrou em 2008 com pesados olhares de duvida quanto a sua capacidade.O Ano de 2008 foi mágico pra Massa, 6 vitórias, algumas indiscutíveis como em Valencia e Interlagos e grandes corridas como na Hungria quando a sorte foi contra. Massa fez uma grande temporada, aprimorou sua técnica e foi menos impetuoso. 2009 deve ser complicado, mas sou admirador do seu estilo de pilotar, me lembra os malucos setentistas e oitentistas, como Jody Scheckter, Gilles Villeneuve, Mansell (principalmente na sua primeira passagem pela Williams e em seu primeiro ano na Ferrari), Elio de Angelis, entre outros.



Um comentário:

  1. Se o Massa for vice-campeão outra vez chegará ao nível do Barrichelo, que é bi-vice. Até lá, calo-me. Não perco tempo com perdedores contumazes.
    Melquíades Strada.

    ResponderExcluir