domingo, 4 de outubro de 2009

PATROCINADORES BRASILEIROS NA F1

Essa semana saiu o layout que a Brawn irá utilizar no GP do Brasil, com patrocínio da cerveja Itaipava e do TNT Energy Drink.



Mas o Brasil teve outros patrocinadores ligados a F1.


Segue a lista:



Banco Nacional:




Patrocinador que teve a maior exposição de todos, por ter sido ligado a Ayrton Senna, desde os tempos de Lótus.






Banco Safra:




O maior banco de investimentos do Brasil, patrocinou o piloto Ricardo Rosset nas temporadas de 1997 na Lola e 1998 na Tyrrel.






Petrobrás:



A Estatal brasileira do Petróleo, esteve ligada a Williams F1 de 1998-2008, forneceu combustivel e patrocinou a equipe. Existe também a possibilidade da Petrobrás retornar a F1 em 2010, esperaremos.





Banespa:





O Banco do Estado de São Paulo, esteve ligado a Christian Fittipaldi nos anos 90, mas não foi só esse patrocinador que esteve junto com Christian, as linguiças Chapecó, os refrescos Tang, a Gradiente e a IBF também.




Café do Brasil:



Um dos primeiros patrocinadores brasileiros ligados a F1, o Café do Brasil patrocinava Emerson Fittipaldi na Lóntus e Mclaren e depois na Copersucar Fittipaldi, patrocinou também José Carlos Pace.



Brahma:



A Brahma esteve ligada nos anos 70 ao "Moco" José Carlos Pace.



Arisco:


A Arisco esteve ligada a Rubens Barrichello desde o fim dos anos 80, o levou a Formula Opel e Formula 3 Inglesa, depois o patrocinou na Jordan.


Depois de patrocinar a Jordan, a Arisco rumou em 1995 para a Forti Corsi para patrocinar o brasileiro Pedro Diniz, junto com a Arisco ainda tivemos a Kaiser, Sadia e o Unibanco.



Perdigão:

A Perdigão esteve diretamente ligada ao brasileiro Mauricio Gugelmin, patrocinando ele na Lleyton House de 1988-91.



Copersucar:

Estatal brasileira, talvez seja a mais importante das empresas brasileiras a patrocinar a F1, tanto que a equipe Fittipaldi entre 75-79 era conhecida como Copersucar.



Brastemp:




Ligada a Nelson Piquet nos anos 70, a Brastemp acompanhou Pedro Paulo Diniz nos anos 90, primeiro na Arrows, depois Sauber e também na Prost.


Skol:




A cervejaria Skol também esteve lá em 1980-81 patrocinando a Fittipaldi, foi responsável por manter o sonho "quixotesco" dos irmãos Fittipaldi por mais 2 anos.


* Existem mais alguns que me lembro estarem patrocinando mas não achei imagens, como por exemplo a Churrascaria "Fogo de Chão" que patrocinou a Andrea Moda em 1992 em troca de almoço para os mecânicos, me lembro da "UNICOR" que exibiu sua marca no capacete de Ukyo Katayama se eu não me engano em 1995. Além disso a Rádio Bandeirantes também chegou a patrocinar Rubinho em 1995 também. Vale lembrar também que Wilsinho Fittipaldi foi patrocinado na Brabham em 1972-73 pelo Café Cacique e pelos Freios Vargas.

4 comentários:

  1. Não sabia que existiu tanto patrocinio de empresa brasileira na F1. Bem bacana mesmo a pesquisa, parabéns!!!

    Parabéns também pelo blog! Gostaria de uma troca de links?

    Abraços, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  2. João,


    Não lembrava dessa leva toda de patrocinadores brazucas,boa lembrança.

    O pessoal da Itaipava teve uma bela sacada,será um fim de semana decisivo,a exposição da imagem será enorme,a marca deve se consolidar ainda mais.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala João, beleza fera?
    Cara, que sensacional suas últimas postagens esta então sobre os patrocinadores brasileiros ao longo da história da F-1 foi super completa e fantástica, parabéns mesmo! Aliás tinha comentado sobre isso com um amigo meu em Suzuka, ao ver tantos japoneses com a marca do extinto banco Nacional em alusão ao grande Senna, eu citei como um caso raro de vida pós-morte de uma empresa por ter sua marca ligada à um mito como foi o piloto brasileiro.
    Bem, como deve ter percebido, não estarei no GP do Brasil por que moro no Japão onde sou professor, mas valeu pelo convite, e assim que estiver aí pelo Brasil para algum evento de velocidade eu entro em contato com vc.
    Anote meu outro blog, lá tem links para meu orkut e twitter:
    http://danigimenes.blogspot.com
    Abração e se cuida amigão!

    ResponderExcluir
  4. marlin mendes de amorim22 de maio de 2012 às 17:52

    Ola amigos este nestes periodos procurava adesivos destes petrocinadores em todo lugar, fui e, todas as corridas di senna no brasil, minha paixao morreu junto c ele, mas fiquei feliz em rever estas fotos.parabens

    ResponderExcluir