domingo, 4 de outubro de 2009

GP DO JAPÃO - CORRIDA


Confesso que esperava mais do GP do Japão, Suzuka tem um traçado espetacular, mas nesse ano não vimos muitas ultrapassagens, aliás, apenas 4, muito pouco, mas convenhamos que as mudanças aerodinâmicas que fizeram não nos proporcionaram tantas ultrapassagens assim durante o ano como tanto prometeram.


Mas voltando ao que interessa, Vettel foi dominante, quase um "grand chelem", se não fosse Mark Webber cravar a melhor volta na penúltima passagem da corrida, Vettel venceu de ponta a ponta, ao todo durante a corrida abriu mais de 20 s de vantagem para o segundo colocado, se não fosse um tempo a mais no segundo pit e a entrada do Safety Car, Vettel teria aberto mais de um quinto de minuto para o segundo. Trulli foi bem sim, apesar de eu duvidar que a Toyota tivesse ritmo de corrida, teve e bastante, Hamilton fez uma corrida instável, teve problemas de Kers e se contentou com a última colocação do pódio.

Raikkonen teve excelente ritmo durante a corrida, andou muito forte e conseguiu um bom quarto lugar, Rosberg deu sorte com a entrada do S.C e terminou em quinto, confesso que esperava bem mais da corrida dele, mas ainda assim foi bem. Heidfeld fez o que dava, dentro de seu talento e de seu equipamento.

Agora falar dos carros da Brawn é algo a parte, Rubens Barrichello teve um ritmo péssimo durante a corrida, não duvido mesmo que ele tenha arriscado, mas definitivamente não teve equipamente para fazer nada melhor, Button foi um pouquinho melhor, mas deu sorte também, a colisão infantil entre Kovalainen e Sutil lhe valeu duas posições, mas achei muito estranho o rendimento das Brawns, bem inferior aos outros, não teve menor chance de brigar por nada nessa corrida.


Dos que não pontuaram, Kubica e Alonso foram os mais combativos, lutaram contra o equipamente mediano e fizeram seu máximo, o Polaco foi espetacular na última volta quando foi arrojado para cima do Button, foi o melhor momento da corrida. De resto, três momentos dantescos, primeiro, o toque entre Sutil e Kovalainen, eu defendia Sutil durante muito tempo achando que ele merecia um carro mais veloz, mas acho que ficar na Force India está ótimo para ele, é muito afobado, trapalhão e inconsequente. A outra cena foi a mais engraçada, Fisichella tomando uma ridicula ultrapassagem do Kovalainen na saída dos boxes, a Ferrari deve estar torcendo para o ano acabar logo, e por último, Grosjean, só fez besteiras, saiu da pista, deixou todo mundo passar na volta do Safety Car, eu esperava alguma coisa mais digna desse franco-suíço, que tinha sim uma carreira sólida na base, mas na categoria principal está com sérias dificuldades.

Notas dos Pilotos
1-Vettel; 10
2-Trulli;9
3-Hamilton;8
4-Raikkonen;7,5
5-Rosberg;7,5
6-Heidfeld;6,5
7-Barrichello; 6
8-Button ; 6,5
9-Kubica; 7
10- Alonso; 6,5
11-Kovalainen; 2
12-Fisichella; 1
13-Sutil; 2
14-Liuzzi;1
15-Nakajima;2
16-Grosjean;1
17-Webber;2
18-Alguersuari;2
19-Buemi;2
Notas das equipes:
Red Bull;9
Toyota;8
Mclaren;7
Ferrari;6
Williams;6
Brawn;4
BMW;5
Renault;4
Toro Rosso;4
Force India;4
Nota da Corrida
GP do Japão;5

Nenhum comentário:

Postar um comentário