sábado, 18 de abril de 2009

PERFIL - RUBENS BARRICHELLO




Falar de Rubens Barrichello, requer muito texto heheh, e muito suor. Piloto mais longevo da história da F1, disputou 273 grandes prêmio até agora, e só DEUS sabe quando ele irá parar rs.
Rubens nasceu em São Paulo em 1972, nascido no bairro de Interlagos cresceu no kartódromo e foi aqui em São Paulo que surgiu para o automobilismo, correu de Formula Ford e Formula 3 Sul-Americana até 1990 quando surgiu oportunidade de rumar para a Europa para Formula Opel, onde em seu primeiro ano já foi campeão.Em 1991 ganhou a F3 Inglesa logo em sua temporada de estréia, quase chegou a entrar na F1 em 1992, mas ficou um ano na F3000, onde terminou a temporada em terceiro. Com esses resultados, Rubinho acertou com a Jordan para 1993, onde fez uma boa temporada de estréia, apesar de somar 2 pontos, fez belas atuações com a genial volta inicial em Donington e que terminaria em pódium se não fossem problemas mecânicos.



Em 1994, as coisas foram diferentes, o ano começou bem com pódium no Gp do Pacifico em Aida, depois o acidente violentissimo em Imola e a morte de Ayrton Senna, Rubinho acabou por abarcar todas as esperanças dos brasileiros, e teve que segurar o fardo de uma país fanático por F1 e ávido para alguém que pudesse ocupar o lugar de Senna.Rubinho terminou o ano com 19 pontos, 1 pole sensacional em Spa em meio a um dilúvio e uma promessa de um 1995 vitorioso, mas o ano seguinte complicado, os motores Peugeot não foram suficientemente bons para brigar por vitórias, de consolo um belo segundo lugar no GP do Canadá e 11 pontos somados. Em 1996 Rubinho chegou a conversar com a Ferrari mas quem fechou com a equipe de Maranello foi seu companheiro Eddie Irvine, Rubinho ficou na Jordan onde teve um ano apagado, apesar de largar em segundo no Gp Brasil, conseguiu 14 pontos e nenhum pódium. Em 1997 com poucas opções rumou para novata Stewart com motores Ford.Foram 3 anos complicados, no primeiro um pódium em Monaco, no segundo apenas 2 pontos e um ano apagadíssimo, já em 1999 a Stewart acertou um bom carro, e Rubinho foi bem, foram 3 pódiuns, 1 pole em Magny-Cours e 21 pontos somados, e um passaporte para Ferrari, onde aceitou um contrato estrangulador e que limitava seu talento.


Sua primeira temporada foi complicada, a Ferrari ainda buscava superar a Mclaren e Barrichello serviu de fiel escudeiro a Schumacher, foi 9 vezes ao pódium, fez 1 pole e venceu finalmente e que vitória, um performace espetacular na chuva no GP da Alemanha em Hockenheinm. Não sou fã de Rubinho mas essa vitória realmente foi marcante para todo fã de F1.Em 2001 a Ferrari já estava com o melhor carro e Rubinho foi mau, Schumacher foi campeão facilmente e Barrichello terminou o ano em terceiro sem vencer e sem larga na pole. Continuou na Ferrari em 2002, num ano de dominio total, subiu 10 vezes ao pódium, venceu 4 vezes e participou da maior cena infame da história protagonizada no GP da Áustria e que serviu de mola propulsora ao turbilhão de mudanças preparados para 2003.




Em 2003 prometia, novas regras e mais liberdade para Rubinho, mas novamente foi um ano complicado, a "quase vitória" em Interlagos foi dolorida, já porque Barrichello nunca venceu no Brasil e tinha tudo na mão naquele GP. Ano de 2003 foi complicado, mas a Ferrari foi campeã graças a bela vítória do brasileiro no Japão, e Rubinho terminou o ano em quarto com 2 vitórias e 8 pódiuns.

2004 novo dominio, um carro-foguete que não deu chances ao adversário, Barrichello venceu 2 vezes e foi 14 vezes ao pódiuns, sendo bi-vice.2005 seria o ano final de Rubinho em sua longa passagem pela Ferrari, sem chances de brigar por vitória, a Ferrari deu muita mais condição de brigar por vitórias a Schumacher deixando Rubinho a brigar por posições intermediárias, resultado Barrichello deixa Maranello no fim do ano.

2005, casa nova, novo carro, e velhos problemas, Rubinho tem um ano apagado no bom carro da Honda, são 30 pontos e nenhum pódium.Para 2006 a Honda construiu uma carroça e o brasileiro ficou zerado, não somou um misero pontinho em 17 gps. 2008 a Honda continuava sua cruzilhada bizarra na F1 com outra carroça, (com um motor que parecia de fusca velho, e quem viu essa carro ao vivo sabe disso!! hehehehe), Rubinho lutou contra a carroça e fez alguns pontinhus, chegou a subir até no pódium em Silverstone numa belissima corrida na chuva.




2009 seria o ano de aposentadoria de Rubinho, se não fosse Ross Brawn resgatá-lo tudo teria acabado, e o brasileiro vem bem esse ano quem sabe nessa maluca F1 2009 ele não busque seu sonho de pelo brigar de igual para igual num campeonato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário