quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RAPIDINHAS DO DIA 30/9/2009.

ALONSO E FERRARI ACERTAM CONTRATO DE 3 ANOS !!!

Hoje aconteceu o anuncio oficial, 3 anos de contrato, Alonso estará de vermelho em 2010. Quanto a Kimi deverá ir para Mclaren. Agora sim o mercado deverá se fechar, todos estavam esperando Alonso se definir para correrem atrás dos seus pilotos.

Agora um desabafo pessoal, finalmente essa novela chega ao fim, já me esgotou esses mais de 1 ano de especulações que já nos torraram as paciências, agora com Alonso com destino certo, tomara que o resto para de especular e fechem seu grid logo.



RUBINHO PERTO DA WILLIAMS ?


Quem afirma isso é a revista Autosport, que confirma que Barrichello foi visto em Groove negociando possível contrato. Respeito essa notícia, mas em declarações recentes de Sam Michael a Williams ainda negocia com outros pilotos, acho que Rubinho disputa vaga em Heidfeld e Glock.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

RAPIDINHAS DO DIA 29/9/2009.

Dia pouco badalado em noticiais.


Fernando Alonso e Ferrari:

Só falta ser anunciado oficialmente, e ao que parece será na manhã de quinta no Japão ou noite de quarta no Brasil, é um contrato longo, se fala em 5 ano com opção para 6, Alonso será o homem da Ferrari na primeira metade da próxima década.



Massa volta a andar de Kart:



Uma boa noticia, nada de excepcional andar de Kart, mas serve como primeiro passo para o retorno oficial, a próxima parte será testar um simulador e ser liberado pelo médico da FIA, que é nesse caso o mais dificiu de toda a História, mas fico feliz em ver Massa de volta.

Bruno Senna confia que estará no grid em 2010:


Demonstra confiança no que fala, que bom, parece que anda conversando com a Campos, Manor, Williams, Toyota e Force India, eu aposto em Bruno Senna na Campos ano que vem ao lado de Pedro de La Rosa, tem mais talento e experiência que Vitaly Petrov, e no caso, um pacote de dinheiro parecido, quando a Manor também fica em aberto, Williams acho mais dificiu, aposto que eles deverão confirmar Nico Hulkenberg e um piloto de mais bagagem, quanto a Toyota, esse é só incerteza e Force India tem chances reais, mas pode ser que dêem mais um ano a Liuzzi, veremos, mas que Bruno tem chances reais, tem.


Enquanto isso esperamos o GP do Japão, num traçado completamente diferente do que vimos em Cingapura, até que enfim algo que não pareça autorama ou procissão !!!!!!


E O HOJE É O DIA DO SOLTEIRO, PARABENS ÀS PESSOAS QUE COMO EU SÃO SOLTEIRAS E FELIZES !!!!!!! KKKKKKKKK

ANIVERSARIANTES DA SEMANA !!!!

30 de Setembro

Reine Wisell (Suécia) - 68 anos


Piloto sueco, que disputou 22 grandes prêmios pela Lótus, BRM e March's particulares, foi ao pódium uma vez no GP dos USA de 1970, mesma corrida que Emerson Fittipaldi conseguiu sua primeira vitória.

Jochen Mass (Alemanha) - 63 anos

Esse piloto bávaro disputou 114 corridas e conseguiu uma vitória no Gp da Espanha de 1975, correu por Surtees, Mclaren (ao lado de Emerson Fittipaldi) e Arrows.Vale lembrar que entre a vitória de Mass em 1975 na Espanha e a de Schumacher na Bélgica em 1992 os alemães ficaram quase 17 anos sem vitórias.

Eric Van der Poele (Bélgica) - 48 anos

Esse belga largou apenas 5 vezes em 22 tentativas, pela Modena, Brabahan e Fondmetal. no mais conseguiu vencer duas vezes as 24 Horas de Sebring.


1 de Outubro

Jean-Pierre Jabouille (França) - 67 anos


Primeiro piloto a ter o prazer de andar com um turbo na F1 com a Renault. Disputou 55 corridas e venceu duas na França em 79 e Áustria 80, conseguiu ainda 8 poles positions na carreira.

Jean-Deniz Deletraz (Suíça) - 46 anos

Sebastien Buemi esse ano voltou a ser um suíço na F1, antes dele, a Suíça ficou 15 anos sem ter um representante e o último havia sido Jean-Deniz Deletraz, e foram somente 3 corridas todas como "paydriver" pela Larrousse em 1994 e duas pela Pacific em 1995, melhor resultado um décimo quinto lugar no GP do Pacifico de 1995.

3 de Outubro

Max Papis (Itália) - 40 anos


Esse italiano de Como, disputou apenas algumas corridas na Footwork em 1995 em substituição ao contundido Giani Morbidelli, depois disso rumou para CART em 1996, onde ficou até 2003, venceu 3 corridas e conseguiu ser quinto na temporada de 1999.Ainda se aventurou pela Nascar e 24 Horas de Daytona.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

AUTOMOBILISMO DE BASE: CAMPEÕES DE 2009

Bertrand Baguette - WSR


Esse Belga de 24 anos se tornou campeão da World Series by Renault, competitiva catogoria de base, ele ganhará uma chance de testar uma Renault F1 esse ano. Esse piloto já passou pela Formula Renault Belga, francesa e estava na terceira temporada da WSR. Quanto ao futuro muito cedo, deve rumar a GP2 ano que vem e ser o Giedo Van der Garde do ano que vem.


Luiz Felipe Nasr - Formula BWW Européia



Brasileiro de 17 anos surge como grande promessa do automobilismo nacional para os próximos anos, vale lembrar que essa categoria já revelou Nico Rosberg, Nico Hulkenberg, Sebastian Vettel, Sebastien Buemi. Ano que vem deve ir para a F3 Inglesa ou F3 Euroseries, tem bom patrocinio da Red Bull e pode pintar na F1 eu um futuro próximo, demonstra talento apesar da idade, e ficamos na espectativa que não seja um Átila Abreu ou Jaime Melo Jr, e tantos outros.

Daniel Ricciardo - Formula 3 Inglesa


Australiano de 20 anos venceu a F3 Inglesa sem muitas dificuldades esse ano, também é piloto do Red Bull Team e já deve testar F1 esse ano. Ano que vem deverá disputar F3 Euroseries ou WSR, e já pode até ser terceiro piloto da Red Bull ou Toro Rosso. Se mantiver as razoáveis atuações pode pintar na F1 como foi com Jaime Alguersuari.

Andy Soucek - Formula 2


Campeão da temporada inaugural da F2, que foi marcada pela tragédia envolvendo Henry Surtees e pelo ano pouco competitivo, era o favorito ao título, já havia corrido de GP2, já havia testado F1 e sido campeão da F3 Espanhola. Já tem 24 anos e não vejo esse espanhol com chances de chegar a F1 não, e como não tem grandes patrocinadores fica mais dificiu ainda.

ENTREVISTA DE PIQUET !!!!


Ao assistir a entrevista do Nelsão, totalmente editada pelo Fantástico, foi muito morna, eu esperava o Nelsão soltando a boca, mas vi um homem triste, envelhecido e desanimado. Apesar de revelar (Na entrevista na íntegra, que pode ser acessado no Globo.com), que tem equipes atrás do Nelsinho, incluindo a Campos, acho dificiu alguma equipe ou patrocinador se alinhar a Nelsinho já em 2010.
Essa entrevista do Nelsão é bem dúbia, dizendo que não contou a FIA para não estragar a carreira do filho e que seu contrato estava em curso. Ela confirmou o que eu já desconfiava, só denunciou porque Nelsinho foi demitido por Briatore em Julho. Então onde fica o Nelsão esportista que ele quiz transparecer nessa entrevista, achei estranho, ele fez o que 99 % dos pais fariam, só denunciariam depois que tudo estivesse perdido.
A entrevista na íntegra é bem mais interessante, a exibida no Fantástico ficou esparsa, perdida e confusa, sem sentido, não explicou nada, não que a na íntegra tenha explicado, mas ficou mais compreensível apenas.

Não tenho filhos, mas devo imaginar o que Nelsão sentiu, dedicou anos de sua vida a carreira do filho, que teve sim carreira vitoriosa na base, mas sempre sob a sombra do pai, sempre em equipes do pai, como primeiro e as vezes único piloto.
Diferentemente de todos os filhos de ex-pilotos Nelsinho foi o que mais foi colocado sobre as asas do pai, deixe-me explicar os exemplos.


Damon Hill chegou a F1 com mais de 30 anos, depois te der comido o pão que o diabo amassou quando o pai morreu e deixou dívidas gigantescas a família, Damon chegou ao esporte a motor já em idade avançada e foi conseguindo com muita briga o seu espaço, usou seu nome apenas para conseguir patrocinio para se manter já que o velho Graham já não estava mais ali. Mesmo depois de estar na Williams foi execrado pela imprensa inglesa, que nem depois de seu titulo em 1996 o deixou em paz.


Jacques Villeneuve tem a soberda estampada no rosto, mas, chegou a F1 por méritos e sozinho, durante a adolescência não viveu sob a batuta do pai, até porque esse já tinha morrido, conseguiu aos poucos o lugar no esporte, passou mau pela F3 Italiana, conseguiu alguma coisa na F3 Japonese e só veio a aparecer de verdade na CART nos EUA.


Dos outros, como Nakajima e Rosberg, tiveram sim ajuda, Rosberg correu em equipes do pai e foi empresariado por Keke, mas chegou a F1 depois de mostrar talento, e ganhar a GP2 em uma equipe que não era do pai.
Já Nakajima começou sim na batuta do pai, mas foi a Toyota que o levou a F1, não só porque tinha o nome Nakajima, que por sinal, era totalmente ligado a concorrente Honda desde os anos 80.
Ralf Schumacher chegou a F1 claro por ser irmão mais novo de Michael e por Willi Webber de empresário, mas também não teve interferência do irmão para isso.
Bruno Senna vem demonstrando que diferente de Nelsinho, usa o sobrenome apenas para abrir portas e não para demonstrar soberda, Bruno vem galgando aos poucos seu espaço, dificilmente será um campeão, mas chegar a F1 já é um sonho.
Um jovem mimado que sempre correr sob as asas do papai, é dificiu conviver com a derrota, chegar numa equipe onde seu companheiro é o manda-chuva e bi-campeão mundial não é facil, e ainda comandado por quem era, que já tinha mostrado a torto e a direito quem era, só lembrarmos o que Briatore fez com Trulli e Kovalainen.
A vida de Nelsinho na F1 não é fácil, e não estou aqui para criticá-lo ou julgá-lo, nem sou "Viúva de Senna" para criticar Piquet Pai ou Piquet Filho, e acho que todos merecem uma segunda chance, será dificiu, a F1 é um clube fechado e que dificilmente admite-se erro, errou, Ciao e não volta mais, mas com dinheiro e nome quem sabe Piquet não se ajeite por ai, e mostre que talento só não basta, tem que ter humildade para aprender, como o pai teve e muito, vale lembrar que Nelsão foi companheiro de Niki Lauda, bi-campeão do mundo, numa equipe que era comandada por outra pessoa venenosa, Bernie Ecclestone, e Piquet soube aprender até conseguir espaço e conquistar títulos.


Cabe a ele se rebaixar e buscar seu retorno, quem sabe um ano na GP2 ou sabático, para tentar quem sabe voltar em 2011, será um longo e tortuoso inverno para Nelsinho.

RAPIDINHAS DO DIA 28/9/2009.

Renault admite que ING fará falta:

O Diretor comercial da montadora revelou que a Renault sentirá falta do ING, que gênio, quantas empresas na atual situação estão dispostas a torrar 60 Milhões de Euros por ano em patrocínio. A não ser a Ferrari com a Marlboro esse ano e o Santander ano que vem a McLaren com a Vodafone e a Toyota com a Panasonic, nenhum outro time tem um grande patrocinador capaz de bancar as contas.

Toyota libera Glock para procurar outro time:
Que coisa em, Glock não é grande coisa mas.., acho que isso significa uma interpretação dúbia, ou a Toyota descobriu que nunca será campeã com essa atual dupla ou realmente está tirando o time de campo. Veremos...

USF1 não se interessa por Villeneuve e prefere Wurz.

Que coisa, não sei o que esses yankees estão vendo no Wurz, quanto tempo faz que o sujeito não pilota em, me lembro dele testando Honda ano passado mas bem no início do ano, e quando foi a última vez que ele foi titular, Williams 2007, e não foi muito bem. Ruim por ruim prefiro a grife Villeneuve ao Wurz.

Piada do Dia: Lótus Malaia quer Fauruz Fauzy e Alex Yoong em 2010 kkkkkkkk


Acreditem minha gente, essa Lótus Paraguai, opa, desculpe, Malaia, quer Fauruz Fauzy e Alex Yoong em 2010, heheheh, esse tal Tony Fernandes é um brincalhão e já revelou que tem orçamento para 2010. Corto meu braço fora se essa equipe alinhar em 2010.

Mercado de Pilotos 2010:


Meus palpites estão abaixo.

PS – Existe gente ainda que duvida que Alonso vestirá vermelho ano que vem.

Ferrari: Massa e Alonso
McLaren: Hamilton e Kimi
Brawn: Button ou Barrichello/Rosberg
Red Bull: Vettel e Webber
Toyota*: Se ficar, não faço a menor idéia, apostaria em um japa, Kobayashi ou Nakajima, e o outro só Deus sabe.
“Nova Sauber”*: Imprevisivel, mas chutaria Heidfeld e Klien ou Glock.
Williams: Hulkenberg e Barrichello/Glock/Trulli ou Heidfeld
Renault: Kubica e Di Grassi ou Grosjean.
Force India: Sutil e Liuzzi/Senna/Kovalainen
Toro Rosso: Buemi e Alguersuari.
USF1*: Wurz e Summerton
Manor*: Barrichello/Petrov/Senna/Di Grassi/Kovalainen/Heidfeld/Trulli/Glock.
Campos*: De La Rosa/Senna/Petrov
Lótus Malaia*: Yoong e Fauruz Fauzy kkkkkkkkkkkkkk !.

* Sujeitos a alterações sem prévio aviso.

domingo, 27 de setembro de 2009

GP2 SERIES 2009 - ANÁLISE E BALANÇO FINAL DA TEMPORADA

Semana passada chegou ao fim a temporada 2009 da GP2 Series, um ano um pouco estranho. O virtual campeão Romain Grosjean saiu no meio da temporada e não agradou, ainda não provou que tem condições de ser titular de uma equipe de F1, quanto aos outros segue análise abaixo:





Nico Hulkenberg: A maior revelação sem dúvida, tem bons patrocinadores, curioso é que são os meus do Schumacher, a Dekra e a DVB, tem Willi Webber como empresário, e já testou F1 pela Williams, ano que vem vejo com vaga garantida em alguma equipe, Williams é a favorita a ter o alemão. Agora se é um talento é muito cedo para falar, mas dos que disputaram a GP2 esse ano acho que é o melhor.





Vitaly Petrov: O Missil de Vyborg como é conhecido não me anima muito não, tem bons patrocinadores e algum talento, mas acho que não é piloto de F1, vejo com boas chances de estar em alguma equipe ano que vem, Campos principalmente.


Lucas Di Grassi:Mais experiente de todos na GP2 na minha opinião merece uma vaga, é uma promessa de bom piloto, mas suas chances são razoáveis, pode pintar na Renault, Manor ou Campos, mas não apostaria minhas fichas não.

Luca Fillippi: Já esta a 3 anos na GP2, nunca mostrou muita coisa, já testou Honda e mais nada.

Pastor Maldonado: Outro que deve fazer compania a E J Viso na Indy no máximo.

Giedo Van der Garde: Faz parte do programa da Mclaren de jovens pilotos, já testou Renault, e foi campeão da WSR, quem sabe em 2011, em 2010 deve ficar na GP2.

Álvaro Parente: Esse lusitano de sucesso na base do automobilismo europeu, corre por fora, acho bem dificiu que chega a F1 a não ser como paydriver, é bom, mostra arroja, mas longe de ser um piloto F1.

Jerome D'ambrosio: Deve ficar mais um ano na GP2 e sonhar.

Javier Villa: Bom esse ai já testou BMW Sauber, mas de resto nada, quem sabe na Campos, mas tem gente com mais talento e dinheiro que ele.

Roldan Rodriguez: Esse ai nem pagando conseguiu vaga, queria comprar uma vaga na Force India e foi recusado.

Sergio Perez: Tem grana, muita grana e algum talento, deve pintar na F1 até 2012.

Andreas Zuber: Esse austriaco que corre como Emerita, já testou F1, mas já virou um veterano da base, nunca chegará a F1 a não ser que pague.

Edoardo Mortara: Quem???

Alberto Valério: É razoável, quem sabe um dia, deverá ficar mais um ano na GP2 e sonhar, mas é só sonho mesmo.

Kamui Kobayashi: Tem costas largas da Toyota e já testou F1, quem sabe, eu acho que tem chances, se a Toyota ficar na F1 pode rolar que Kobayashi corra ou na Toyota ou em alguma equipe ligada a Toyota.

Davide Valsecchi:Quem??.

Karun Chandhock: Tem grana e é sondado pela Force India, quem sabe para 2011 se fizer um bom ano na GP2 em 2010.





Luiz Razia: Deve ficar ano que vem na GP2 em uma equipe melhor, tem futuro, pode ser o Di Grassi de 2010, mostrou ser melhor que os outros brasileiros na categoria.


Diego Nunes: Tem bom patrocínio, mas é bem mediano, F1 para ele só pagando ou em sonho.


Dani Clos: Já testou Williams e tem certa grana, pode pintar numa Campos da vida em um futuro próximo, mas é bem limitado.

5 MAIORES DUELOS DA DÉCADA !!!!

1-Massa X Kubica - Fuji, 2007
Cena mitica, emocionante, nos faz lembrar dos anos 60,70, época do amadorismo, do arrojo extremo, Massa para mim é o Gilles Villeneuve dessa década, batalha sensacional entre Massa e Kubica, que valia a quinta posição, Massa saiu-se melhor.

2-Hamilton X Raikkonen - Spa,2008
Batalha sensacional, Raikkonen foi exitoso e Hamilton arrojado demais, fim das contas, Raikkonen encontrou o muro, Hamilton venceu, mas tomou punição por cortar a chicane. Mas o que fica foi a batalha.

3-Alonso X Schumacher - San Marino,2005
12 voltas sensacionais, a consagração de Alonso, segurou o impeto de Schumacher por 12 voltas, em termo individuais a melhor atuação de Alonso até esse momento.

4-Alonso X Massa - Nurburgring,2007
Corrida maluca, com chuva, acidentes, e um final sensacional, Alonso tinha mais grip e foi para cima de Massa que tentou segurar a posições, toque aqui, toques ali, e Alonso passou para ficar com a vitória.

5-Schumacher X Fisichella - Interlagos,2006
Duas Batalhas sensacionais, a primeira Schumacher saiu com um pneu furado, a outra superou Fisichella, de forma espetacular.

5 MOMENTOS MAIS TRISTES DA DÉCADA !!!!

1-"Renaultgate" ou "Singapuragate"
Precisa explicar de novo?.

2-Acidente do Massa, Hungaroring,2009.
Cena triste para todos, não precisa ser brasileiro, ferrarista, basta gostar de automobilismo né.

3-GP da Áustria, 2002
Precisa explicar?, cena esportivamente nojenta.

4-A "Quase Volta" de Schumacher em 2009.
Uma pena, seria a cena a salvar o ano de 2009, a volta do maior, mas ficou no quase.

5-Orgias Nazistas de Max Mosley em 2008
Precisa falar, ia colocar nos 5 Momentos mais Bizarros, mas isso não foi bizarro e sim triste, porque é triste saber que o homem que comanda a Federação que controla o esporte que mais amo, faz isso.

5 MAIORES BIZARRICES DA DÉCADA !!!!

1-"Renaultgate" ou "Singapuragate".
Precisa explicar ?.

2-Hamilton no GP da China 2007.
Cena tosca, apesar de estar com os pneus desgastados, foi bizarro, grotesco, Hamilton errou ao entrar nos pits, ficou na brita e pareceu não acreditar, ali foi o começo do fim daquele campeonato.

3-GP Brasil de 2003.
Caos total, Chuva torrencial, acidentes em seguida, pane seca de Barrichello, vitória de Fisichella, comemoração da Jordan, depois ficam sabendo que Raikkonen era o vencedor, depois devolvem a vitória a Fisichella, pódio com apenas 2 pilotos, acidente espetacular de Webber e Alonso, bandeira vermelha, ufa, precisa de mais explicações ?.

4-Massa no Gp de Cingapura em 2008.
Cena dantesca, Massa sai com a mangueira de reabastecimento pelo pit de Cingapura, coisa grostesca, bizarra, e filha do "Renaultgate".

5-Yuji Ide !!
Yuji Ide, foi a maior sensação do ano de 2006, durou 4 corridas, teve a super-licença cassada e nunca mais voltou a F1, mas confeço que nas corridas em que ele apareceu eu tinha mais vontade de assistir as corridas, pois, sem duvida algum acidente e bizarrice aconteciam rsrs.

5 MAIORES PANCADAS DA DÉCADA !!!!

1- Robert Kubica - Montreal,2007
Milagre !!!!

2- Ralf Schumacher e Villeneuve - Melborne, 2001
O Vôo da Fênix.

3-Ralf Schumacher e Barrichello - Melborne, 2002
O Vôo da Fênix - Parte II.

4-Luciano Burti - Spa,2001
Carro desgovernado.

5-Mark Webber e Fernando Alonso - Interlagos,2003
Sem palavras.

5 MAIORES ULTRAPASSAGENS DA DÉCADA !!!

1- Hakkinen em Schumacher - Spa,2000
Ultrapassagem mais marcante da década, sensacional, Zonta tremeu quando viu Hakkinen voar pra cima de Schumacher, genial, esse finlandês que não viveu seu maior momento nessa década, fez sua mais sensacional ultrapassagem em seu maior rival.

2-Schumacher em Raikkonen - Interlagos, 2006
Genial, a 3 voltas do final, o alemão voa para cima de Raikkonen no S, genial, Raikkonen prendeu a respiração naquele momento.

3-Montoya em Schumacher - Interlagos,2001
Cartão de boas vindas do Colombiano para o alemão, Montoya surgia como promessa, e naquele GP foi sensacional, venceria se não fosse alvejado pelo "Holandês Maluco" Verstappen.Ultrapassagem arrojada e decidida.

4-Massa em Webber - Japão,2008
Pouco falada, mas sensacional, na longa reta de Fuji, Massa vuou para cima de Webber na reta, o australiano como de costume quase jogou Massa no muro, que se manteve e segurou-se, manteve o pé firma e ganhou a posição, espetacular.

5-Barrichello em Ralf e Michael Schumacher - França,2000
Rubinho sempre faz algumas belas ultrapassagens, essa foi sensacional, em cima dos irmão Schumachers na França, oportunismo e arrojo do brasileiro.

5 MAIORES DECEPÇÕES SURGIDAS NA DÉCADA !!!!

1-TOYOTA F1 TEAM
Chegou com pompa, testou 1 ano inteirinho em 2001, e estrou em 2002, depois disso nada, nada mesmo, teve alguns lampejos como em 2005,2008 e 2009, mas no frigir dos ovos só decepcionou, errou nas escolhas de pilotos, Ralf Schumacher, Jarno Trulli foram simbolos disso.Gastou muito e nem sequer venceu, decepção número um.

2-Nelsinho Piquet
Surgiu bem, sempre na sombra do pai, venceu F3 Sulamericana, F3 Inglesa e foi bem na GP2, chegou a F1 com confiança e soberba, acho que em demasia, mostrou mimado, inconsistente e ficará marcado eternamente pelo "Renaulgate".

3-Juan Pablo Montoya
Chegou com soberda e pompa à Williams em 2001. Após uma excelente temporada inicial, viveu seu ápice em 2003 quando brigou pelo título. Em 2005 foi para Mclaren e desandou, não controlou seu peso nem relacionou-se bem com Ron Dennis, saiu escurraçado da F1 e hoje corre na Nascar, pena era sem dúvida o nome do início da década para assustir Schumacher.

4-Ralf Schumacher
Surgiu bem na década passada, mas foi nessa que ficou badalado, venceu corridas, surgiu com opção ao irmão mais talentoso, ficou nisso, foi muito mau mesmo, na Williams foi engolido pelo não menos instável Montoya, foi para Toyota recebendo milhões e mostrou sua verdadeira cara,um piloto lento e que nunca levaria uma equipe a brigar por títulos.

5-Jacques Villeneuve
Sim, Villeneuve, revelação da década de 90 junto com Schumacher era o nome da F1 no início dessa década, mas mostrou sua verdadeira cara, preguiçoso, presunçoso, irregular, e passou de forma horrivel por BAR, Sauber e BMW Sauber, ganhou milhões e hoje mendiga um emprego de volta em 2010, final grotesco dessa promessa legítima dos anos 90 e que deveria ter ficado lá.

5 MELHORES REVELAÇÕES SURGIDAS NA DÉCADA !!!!

1-Fernando Alonso
Depois de Schumacher é o piloto mais importante da década, e o mais importante surgido nessa década. Desde os tempos de Minardi, o bi-campeonato na Renault, a infeliz passagem pela Mclaren e o conturbado retorno a Renault, mas mesmo assim tecnicamente falando é a maior revelação da década.

2-Lewis Hamilton
Nome que mais mexeu com a F1, desde a sua primeira corrida já chamava atenção, fez um espetacular primeira temporada, tanto nas atuações como nos erros infantis, mas em 2008 fez uma temporada igualmente sensacional nas duas pontas, tanto nas geniais performaces, quanto nos erros, mas sagrou-se campeão. É sem dúvida o segundo grande nome surgido na década e promessa de vários titulos na década de 10.

3-Kimi Raikkonen
Surgiu com suspeitas quanto a seu talento, quase não recebeu a super-licença, mas mostrou-se uma grande revelação nessa década, foi veloz desde seu primeiro ano, teve 5 sólidos anos na Mclaren, com dois vice-campeonatos, ganhou seu único titulo na Ferrari e consolidou com uma grand revelação da década.

4-Felipe Massa
Surgiu bem, mas cometeu muitos erros em seu primeiro ano, ficou um ano fora, voltou e provou seu talento, na Ferrari em 2006 mostrou arrojo, em 2007 fez um bom ano e 2008 teve a sua melhor temporada, digna de um piloto ferrari, em 2009 teve a infelicidade do acidente, mas é sem dúvida um dos grandes nomes surgidos na década.

5-Sebastian Vettel
Maior revelação do final da década, surgiu no meio de 2007 na Toro Rosso, fez boas atuações logo no seu primeiro ano, em 2008 venceu e se tornou o mais jovem a fazê-lo, em 2009 já brigou pelo titulo. Será com certeza nome certo para conquistar títulos na próxima década.

5 MOMENTOS PARA SE ESQUECER NA DÉCADA !!!!

1- "Renaultgate" ou "Singapuragate"
Precisa de maiores explicações, pior momento da história recente na F1, mancha negra na história da categoria, e algo sintomático, fim da carreira de Briatore e Symonds, Piquetzinho ficou marcado eternamente e a Renault assinou sua extrema unsão. Um caso em que todos perderam, desde os patrocinares, fãs, pilotos, participantes.

2-Áustria 2002
Pior momento esportivamente falando, cena grotesca, um erro fatal que sujou a imagem da equipe mais popular do mundo, cenas emblemáticas, a torcida austríaca fazendo sinal de negativo, a cara de Jean Todt após perceber a besteira que fez, a cena do pódio, momento esportivamente falando mais negro da década.

3-EUA 2005
O que falar desse GP, o pior da década, algo horrível, um tiro no pé, os americanos já não amavam a F1 e depois dessa situação só piorou. Desrespeito total aos torcedores, fãs e patrocinadores. A Michelin deu tiro no pé e assinou seu atestado de óbito. Aquele GP demonstrou o quanto é turbulento os bastidores da F1.

4-Escândalo da espionagem em 2007.
Momento extra-pista mais feio da década, só perde na minha opinião para o Renaultgate. Algo que sujou a imagem da F1 e da Mclaren, mas no fim pura marmelada.

5-Schumacher em Monaco 2006
Cena esportivamente falando ridiculo, um heptacampeão se submeter a isso foi grotesco, esportivamente feio, para apagar da magnífica tragetória do alemão, sem dúvida que viu aquilo ao vivo não acreditou como Schumacher poderia realmente fazer aquilo.

5 PIORES TEMPORADAS DA DÉCADA !!!!!

1-2002

A pior de todas, chata, sem graça, sem brigas, sem nada, Schumacher e a Ferrari pintaram e bordaram, humilharam seus adversários, fizeram a bizarra cena na Áustria e ainda deram a nem olhar para o restante do pelotão. Schumacher venceu 11 corridas e foi 17 vezes ao pódio, ou seja, em todas as corridas.

2-2004
Outro ano chato, Schumacher venceu 13 vezes, conquistou o título na 11 prova, não deu chances a mais ninguém, a BAR surgiu como revelação mas não encantou, a Williams foi a decepção daquele ano.

3-2001
Outro ano chato, corridas sonolentas, Schumacher ia seguindo em seu domínio, nesse ano HAkkinen, o único capaz de parar Schumacher, não tinha carro, nem motivação suficientes. Ano para se esquecer em termos de disputa.

4-2009
Nosso atual ano merece muito mais pelo extra-pista do que pela competição. Ano de escandalos, desentendimentos, erros, mentiras, trapaças, tudo de ruim. APesar disso na parte técnica vem sendo interessante, mas o que ocorreu fora nos prejudicou, os fãs se afastarem das arquibancadas e das poltronas, Pena !.

5-2005
Um ano de cisão na década, fim da era Schumacher, início da consolidação de Alonso, mas no demais outro ano chato, Alonso não errou e foi campeão, Raikkonen vinha com atuações individuais melhores, mas errou mais e com isso perdeu o título. Um ano de escandalos também, e um bizarro GP dos EUA, não tenho boas recordações desse ano na F1 não.

5 MELHORES TEMPORADAS DA DÉCADA !!!!!!

1- 2008

Final mais emocionante de todos, decidido na última curva, da última prova, dois carros buscando a vitória, sem dúvida talvez na parte de equipes lutando pela briga não tenha sido a mais disputada, mas teve disparado o final mais emocionante da década, e foi sim uma temporada disputada, dois pilotos no limite (Hamilton e Massa), Raikkonen muito instável, Kubica muito constante nos pontos, Alonso brigando com o carro e Vettel com a revelação, que ano !!!, e eu estava lá !!!!!!!!!.

2-2007

Outra temporada que leva vantagem por suas últimas corridas. Decidido no último Gp, com 3 pilotos brigando pelo título. HAmilton era o favorito, Alonso também, mas naquele dia o espanhol não tinha equipamento para lutar, Raikkonen era o "underdog" da história e roubou a cena, numa atuação em equipe perfeita da Ferrari e uma bizarra da Mclaren derão o título a Raikkonen. Aquele ano de 2007 foi interessante, quatro pilotos (Raikkonen,Hamilton,Alonso e Massa) no limite, e sem dúvida os 4 melhores pilotos surgidos nessa década. Apesar de só 2 equipes e 4 pilotos terem vencido foi sem dúvida tecnicamente muito boa.

3-2003

Ano mais maluco de todos, 8 pilotos e 4 equipes venceram, Schumacher suou para vencer Kimi Raikkonen, Montoya fez uma bela temporada, mas pecou nas provas finais, Barrichello fez sua melhor temporada pela Ferrari com duas vitórias de gente grande, Alonso surgia como revelação, Ralf e Coulthard se consolidavam como inconstantes pilotos. Uma temporada decidida na última corrida, que teve de tudo, Sato destruindo o bico de Schumacher, Kimi errando e Barrichello vencendo, belíssima temporada.

4-2006

Um ano sensacional, pelo menos quatro grandes atuações individuais, Alonso e Schumacher brigando ponto a ponto pelo titulo, Massa calando a boca de muitos criticos, Button surpreendendo com a Honda, Mclaren e Williams decepcionando. Uma bela temporada, coroada com o final também emocionante.

5-2000

Temporada fundamental para enterdermos essa década, era o surgimento do domínio Ferrari, era Schumacher chegando ao topo, e era uma certa decadência da Mclaren, nem Hakkinen nem Coulthard foram capazes de segurar Schumacher.

5 MAIORES ATUAÇÕES DA DÉCADA

1-Michael Schumacher - Ferrari - Brasil, Interlagos,2006

Bom pelo meu post, vocês já deviam imaginar né rs, 14 ultrapassagens, arrojo, valor simbólico de ser a última corrida, e como meu amigo Speeder_76 disse, chave de ouro na maior carreira da História da F1.

2-Rubens Barrichelo - Ferrari - Hockenheimring, Alemanha, 2000



Sou um homem emotivo e costumo me emocionar heheh, essa corrida é uma delas, assistir essa vitória de Rubinho é espetacular, aquela chuva que caiu sobre o mitico circuito alemão lavou a alma do brasileiro, largando em 17 Lugar, correndo com pneus de pista seca em pista molhada, vencer com mais de 10 s de vantagem, ser a primeira vitória de Rubinho depois de 112 corridas e depois de 7 anos de um brasileiro, tudo isso coroa essa atuação perfeita, independente do que Barrichello conseguiu ou conseguirá em sua carreira essa atuação é do nível dos grandes.

3-Lewis Hamilton - Mclaren - Hockenheimring, Alemanha, 2009



Não sou fã de Hamilton, muito pelo contrário, não me sobra nenhuma empatia pelo britânico porém preciso dizer que sua atuação nesse GP me fez lembrar muito os grandes mitos da F1.
Largou na pole e iria vencer com a maior tranquilidade, porém, Timo Glock se estrepou no muro da reta dos boxes e safety car, a Mclaren erra, Hamilton é o único que não vai para o boxes e praticamente perde a corrida, relargada e Hamilton abre alguma vantagem e para nos boxes, volta em quinto lugar, Nelsinho Piquet liderava com Massa, Heidfeld e Kovalainen, Hamilton volta em quinto e vai superando um a um, Kovalainen foi fácil, depois não toma conhecimento de Heidfeld, Massa e Piquet para vencer de forma espetacular, aquele dia todos sabiam ao olhar a pilotagem de Hamilton que independente do que acontecesse ele sairia vencedor.

4-Kimi Raikkonen - Mclaren - Suzuka, Japão, 2005.


Kimi sem duvida foi o piloto de maiores altos e baixos da década, mas não podemos negar a qualidade do "Ice Man" nesse GP o as vezes discreto Kimi foi o inverso, largou lá atrás em décimo sétimo e foi superando os adversários, ultrapassou 5 pilotos, incluindo Schumacher e na penúltima volta o líder Fisichella na Renault. Aquele dia Kimi Raikkonen não parecia nenhum "Homem de Gelo" não e sim um endiabrado e arrojado piloto dos anos 60.

5- Michael Schumacher - Ferrari - Suzuka, Japão, 2000.


O que falar da vitória que devolveu a Ferrari a um título 21 anos depois, uma corrida que Schumacher largou muito mau, jogou sua Ferrari contra Hakkinen que ganhou a frente. O ritmo da Mclaren do finlandês era melhor mas Schumacher foi lutando contra o carro e mantendo o ritmo do finlandês. Hakkinen na segunda parada para 2 voltas antes do alemão, Schumacher faz duas "Flyng laps", volta na frente e assegura o título, sem dúvida a vitória de maior simbolismo da década, o início da era vermelha e da era das vitórias sem ultrapassar, as vitórias da voltas voadores enquanto o adversário esta no pit.

Mudanças

Resolvi mudar, vou postar hoje meus 5 mais de tudo na década.

5 Melhores Atuações.
5 Temporadas mais emocionantes.
5 Piores Temporadas.
5 Momentos para se esquecer.
5 Momentos para se lembrar.
5 Maiores Revelações.
5 Maiores Decepções.
5 Melhores Ultrapassagens.
5 Maiores Pancadas.
5 Maiores Bizarrices.

Att, João Oliveira

Já já posto tudo

CIRCUITOS - OS 5 CIRCUITOS QUE JÁ FIZERAM OU NÃO PARTE DA F1 QUE EU MAIS GOSTO !!!

1-Fuji



Uma pena, quando fiquei sabendo que o GP do Japão em Fuji havia sido cancelado, adorei esse circuito, pontos de ultrapassagem, um retão de 1,5 Km, um harpin parecido com Montreal, excelente circuito, pena que a Toyota não teve grana para manter esse GP.

2-Laguna Seca



Excepcional circuito que nunca fez e nem fará parte da F1. Aquela descida em S é sensacional, deveriam avisar o pessoal do Bahrein que circuito no meio do deserto pode ser emocionante sim, só assistirem a corridas em Laguna Seca.


3-Silverstone



Um grande pena Silverstone deixar a F1, poderia acontecer aí uma alternancia entre Silverstone e Donington, mas são coisas de Bernie. Retas velozes, pontos de ultrapassagem, clima impresível, uma pena sair do calendário.


4-"Velho Hockenheinm"





Esse atual Hockenheimring se cair fora a partir do ano que vem não fará falta alguma, mas o que fizeram com esse tradicional circuito foi um estupro. As geniais longas retas na floresta negra eram sensacionais, agora o que sobrou foi uma versão Hungaroring em Hockenheimring. Coisas dessa F1 do século XXI.

5-"Velho Jacarépagua"




Pena o que fizeram com esse belíssimo circuito, as corridas nos anos 80 em Jacarépagua eram sensacionais, calor extremo, ultrapassagens, a belíssima reta da junção, as belas curvas norte e sul, uma pena o que fizeram, outro estrupro, só que esse do poder público e não da F1, uma pena destruir esse patrimônio que o Governo do Rio tinha.

GP DE CINGAPURA - CORRIDA




Bom o que falar dessa corrida, foi na minha opinião a mais monótona de todas, se não fosse as punições a Rosberg e Vettel, as posições teriam sido mantidas até o final, a não ser pela recuperação de Button na corrida, de resto, tudo absolutamente previsível.


Bom mas criticas ao traçado a parte, Hamilton fez o óbvio, 8 em cada 10 pessoas que acompanham F1 apostariam nele para vitória, não errou, foi rápido quando necessitava e diferentemente de seus adversários diretos não cometeu erros bobos.


Glock fez o que podia, também como Hamilton só fez o óbvio, não errou e herdou essas posições. Alonso idém, foi arrojado mas o que definiu essa corrida foi o "não errar" e não "o acertar".Vettel em quarto, vinha bem mas cometeu erro infantil e pagou pesado, mas mesmo assim fez bela corrida de recuperação chegando em quarto. Button e Barrichello foram razoáveis, sem ritmo para acompanhar os ponteiros contentaram-se em não arriscar, Button teve 3 voltas a mais na pista e ganhou a posição do brasileiro, no mais os dois correram pelo campeonato.


Kovalainen nem apareceu na corrida, fez o mesmo que todos, não errou, Kubica, Nakajima, Raikkonen idém. Rosberg chegou décimo segundo por errar de forma infantil, era o único na minha opinião com chances de atrapalhar Hamilton. A trinca da velha bota (Liuzzi,Fisichella e Trulli) nem apareceram. Buemi e Alguersuari abandonaram com problemas de câmbio e freios respectivamente, Alguersuari vinha atrapalhando a todos na pista. Webber teve problemas no disco de freio e abandonou. Sutil e Heidfeld abandonaram juntos em acidente, Sutil foi infantil ao tentar ultrapassar o instável Alguersuari e atingiu Heidfeld. Grosjean correu apenas 3 voltas e abandonou com problemas de freio.




Nota dos Pilotos:


1-Hamilton, 9


2-Glock,8,5


3-Alonso,8,5


4-Vettel, 7


5-Button, 7,5


6-Barrichello, 7


7-Kovalainen, 5


8-Kubica, 5,5


9-Nakajima, 5


10-Raikkonen, 4


11-Rosberg, 4


12-Trulli, 1


13-Fisichella,1


14-Liuzzi,1


15-Alguersuari,2


16-Buemi,1


17-Webber,3


18-Sutil,2


19-Heidfeld, 2


20-Grosjean,1




Nota da Equipes:


Mclaren,8


Toyota,8


Renault,7


Red Bull,6


Brawn,5


BMW,6


Williams,6


Force India,4


Toro Rosso,4


Ferrari,3




Notas da Corrida:


Cingapura,4


CIRCUITOS - OS 5 ATUAIS QUE EU MAIS ODEIO !!!!!!



1- Cingapura


Sem concorrentes na minha opinião humilde é o pior, tanto em 2008 quanto em 2009, foram corridas monótonas, cheia de ondulações, a pista mais chata e truncada da atual F1.


2-Valência


Outra obra horrível de Hermann Tilke, consegue ter menos ultrapassagens que Cingapura e Monaco. Na minha opinião Monaco apenas pela tradição deveria continuar, Valência e CIngapura foram bizarras criações que não vejo o menor sentido em continuarem. Transformam corridas de automóveis em procissões.

3-Bahrein


Um dos mais chatos circuitos da atual F1. Apesar de surgir como um oásis no deserto barenita, não anima ninguém. Poucas ultrapassagens, circuito ultra previsível, tem longas retas que sempre se travam por chincanes anulando as ultrapassagens. Nem acidentes esse circuito tem devido a ter longas áreas de escape.Não faria falta alguma.

4-Malásia


O percursor de todas essas porcarias, serviu de modelo para o resto, China, Bahrein, Turquia. Tem longas retas mas nenhuma produz chances de ultrapassagem, circuito plano, grandes áreas de escape, curvas previsíveis etc etc. Nunca vi uma sequer corrida legal em seus 10 anos de história, e o pior fez sucesso comercial e no quesito segurança, devido a isso serviu de modelo para todos os circuitos que entraram nos anos 00.

5-Hungaroring

Faz parte da F1 desde 1986, viu no seu primeiro ano a genial ultrapassagem de Piquet em Senna, vimos nessas mais de 2 décadas boas atuações, mas acho esse traçado horrível, travado, lento, sem pontos de ultrapassagem, fora do leque de Herman Tilke é o pior do atual momento da F1.

CIRCUITOS - OS 5 ATUAIS QUE EU MAIS GOSTO !!!

1- Spa-Francochamps


Precisa falar?, Eau Rouge, Blanchimont,La Source, único circuito que nos faz lembrar a romântica Formula 1, Spa é veloz ao extremo, imprevisível no traçado e no clima, subidas, descidas, curvas cegas, retas longas, retas curtas, curvas de alta, variantes, simplesmente único. Que as autoridades belgas e da FIA não nos privem do único circuito que ainda nos faz lembrar que corridas de formula 1 são corridas e não procições.


2-Monza



Junto com Spa, são os poucos circuitos que me lembrar da velha F1, nos proporciona grandes ultrapassagens e é sempre a mais veloz das pistas. Quando os carros contornam a Parábólico e rasgam aquela reta de mais de 1 Km.Simplesmente espetacular, tradicional, vermelha,veloz. Simplesmente Monza !.



3-Interlagos





Não é por ser brasileiro, muito menos paulista, mas Interlagos é espetacular, veloz, cheio de subidas, descidas, curvas perigosas, e o espetacular S do Senna. Das últimas grandes performaces da F1 quase todas foram em Interlagos. Um circuito tradicional, desafiador, odiado por alguns, amado por outros e respeitado por todos.


4-Montreal



Espetacular pista semi-permanente, o circuito Gilles Villeneuve localizado na Ilha de Notre Damme em Montreal, é espetacular por tudo, desde o visual do circuito, seu desenho que torna sempre a corrida imprevisível, emm forma de um losângulo irregular o circuito sempre nos dá grandes corridas, tem pontos de ultrapassagem, retas, curvas de alta, curvas de baixa e o sensacional harpin que já nos mostrou grandes ultrapassagens.


5-Suzuka



Outro que como Montreal nunca poderia ter ficado fora do Calendário.Circuito que sempre definiu titulos e que deu ao Brasil 4 titulos definidos em seu circuito. Suzuka é espetacular, desde o retão, as gigantescas arquibancadas sempre lotadas,os 3 Esses seguidos feitos em alta, desde a parte que passa por cima do traçado, tudo espetacular.